Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea é realizada com sucesso em São Gabriel

Imagem: Divulgação assessoria

A mobilização reuniu mais de 300 voluntários e superou novamente as expectativas da Saúde.

14/08/2019 às 15:36 | da Assessoria

A Secretaria de Saúde de São Gabriel do Oeste comemorou o resultado da segunda etapa da Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea de 2019. Realizada nos dias 9 e 10 de agosto, a ação que aconteceu no Posto de Saúde ao lado dos Correios, registrou a coleta de 232 bolsas de sangue, com 179 doadores aptos e o cadastro de 36 novos doadores de medula óssea.

A mobilização, que conta com a parceria do Hemosul e o apoio do Lions Clube, reuniu mais de 300 voluntários e superou novamente as expectativas da Saúde. De acordo com uma das coordenadoras da Campanha, Clarice Maria Scariot, mais uma vez a população mostrou-se engajada em ajudar ao próximo. “O comparecimento para doação é sempre muito alto em São Gabriel do Oeste, resultado do compromisso social, da generosidade e da solidariedade do nosso cidadão”, disse Clarice.

“Cada bolsa de 450 ml de sangue doado pode salvar a vida de até quatro pessoas. O procedimento, que dura pouco mais de dez minutos, garante o estoque do banco de sangue do Hemocentro de Mato Grosso do Sul, que está abaixo do considerado ideal”, comentou. Segundo o Hemosul, a maior necessidade é dos sangues tipo O negativo (O-), O positivo (O+) e B negativo (B-). A defasagem destas tipagens atrapalham a oferta de sangue para pacientes de todo o Estado.

Para quem não conseguiu doar na Campanha em São Gabriel do Oeste e quer colaborar com o Hemosul, o Hemocentro fica na Av. Fernando Corrêa da Costa, 1304 e o horário de funcionamento é das 7h às 17h. Para doar é preciso ter de 16 e 69 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos precisa estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal. Embora a nova lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul aceita apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e, também, por segurança do doador.

Carregando comentários...
Notícias
Saúde