Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea acontece no fim de semana em São Gabriel

Imagem: Divulgação assessoria

A Campanha tem como objetivo auxiliar na manutenção dos estoques estratégicos do banco de sangue estadual e na realização de novos cadastros de doadores.

06/08/2019 às 12:32 | da Redação

São Gabriel do Oeste recebe a segunda etapa da Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea de 2019, na sexta-feira (09) e sábado (10). Realizada pela Secretaria de Saúde em parceria com o Hemosul e apoio do Lions Clube, a Campanha tem como objetivo auxiliar na manutenção dos estoques estratégicos do banco de sangue estadual e na realização de novos cadastros de doadores.

De acordo com uma nota publicada pela Secretaria de estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, o Hemosul está em estado de emergência por causa dos baixos estoques de sangue. As tipagens sanguíneas que mais preocupam são O negativo (O-), com apenas 7% de sangue no estoque, e O positivo (O+), com apenas 40%. Conforme o órgão, por causa do frio as doações despencam e com isso fica ainda mais difícil recuperar o estoque de sangue.

A coleta será feita na sexta-feira (09) das 13 às 17 horas e no sábado (10) das 7 às 11 horas, no posto de saúde ao lado dos Correios (Avenida Getúlio Vargas). Para doar, é necessário levar documento com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho) e estar atendo aos critérios de doação.  No cadastro de medula óssea, será coletada do doador uma pequena amostra de sangue (10 ml), para a realização dos testes de compatibilidade (HLA).

Critérios para doar

Podem doar sangue pessoas entre 16 (com autorização de um responsável) e 69 anos com mais de 55 quilos e com boa saúde. No dia, é preciso estar bem alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica. Não podem doar sangue pessoas que possuem alguma doença inflamatória crônica, que tiveram hepatites B ou C ou doença de chagas, homens e mulheres com múltiplos parceiros sexuais, portadores do vírus HIV, sífilis ou qualquer doença sexualmente transmissível, além de grávidas e lactantes. Quem realizou cirurgia, exame invasivo ou fez tatuagem recentemente deve aguardar seis meses para realizar a doação.

Carregando comentários...
Notícias
Saúde