Boletim epidemiológico aponta caso suspeito de coronavírus em Bandeirantes

Hospital Municipal de Bandeirantes.
Imagem: Divulgação Assessoria Prefeitura

Prefeitura do município decretou toque de recolher na cidade a partir desta segunda-feira (23).

23/03/2020 às 17:31 | do Idest com informações da Assessoria da Prefeitura

Bandeirantes registrou um caso suspeito de covid-19 no município, segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Governo do Estado nesta segunda-feira (23). De acordo com o relatório, não houve um aumento no número de casos identificados da doença, sendo 21 o total de confirmados em Mato Grosso do Sul.

Os casos suspeitos são 70, distribuídos em 17 cidades, entre elas também São Gabriel do Oeste. Há casos em investigação em Anastácio, 2 casos (um novo); Aquidauana, 1; Bandeirantes, 1; Corumbá, 2; Dourados, 2; Iguatemi, 1; Jardim,1; Maracaju, 1; Naviraí, 2 (um novo caso); Nova Alvorada do Sul, 1; Paranaíba, 1; Ponta Porã, 1; Ribas do Rio Pardo, 1; Rio Brilhante, 1; São Gabriel do Oeste, 2; Sete Quedas, 2 e 48 em Campo Grande.

Entre as atividades desenvolvidas no município com o objetivo de prevenir o contágio do coronavírus, a Prefeitura publicou decreto municipal 028/2020, que estabelece medidas temporárias complementares para o enfrentamento da emergência de saúde pública, que visa prevenir, controlar e conter os riscos de transmissão da doença no município. Foi declarado toque de recolher que passa a valer já nesta segunda-feira (23), e proíbe o trânsito de pessoas pelas ruas da cidade entre as 21 horas até às 5 horas da manhã do dia seguinte. A exceção é de grave urgência médica ou inadiável. O toque de recolher é por tempo indeterminado.

A medida não se aplica aos profissionais da Saúde pública do município, integrantes da Defesa Civil e do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavirus, Segurança Patrimonial e Vigilância Privada que estão a serviço da população e pessoas que comprovarem estar em deslocamento a trabalho.

A fiscalização do cumprimento do toque de recolher em Bandeirantes ficará a cargo de órgãos de segurança pública, Vigilância sanitária, policias civil, militar, federal e Ministério Público Estadual. Os infratores estarão sujeitos às penalidades previstas em lei.

Atendimento no Hospital 

O Hospital Municipal de Bandeirantes passa a receber apenas os casos de urgência e emergência, além de pacientes que passarem pela triagem no Centro de Saúde. Importante lembrar também que podem também acontecer acidentes ou problemas graves de saúde com a população.

Já no Centro de Saúde, o horário de atendimento será ampliado e os profissionais estarão atendendo o cidadão das 07 até às 21 horas para consultas. As UBS também estarão funcionando para consultas em horário normal. Já o atendimento odontológico vai estar disponível apenas para casos urgentes ou emergenciais. A Farmácia também ficará aberta das 07 até às 21 horas.

O telefone do Centro de Saúde é o 3261.1987 e da Secretaria de Saúde é o  3261.1838.

As autoridades sanitárias de Bandeirantes continuam orientando a população a não sair de casa. A medida visa impedir a contaminação e a transmissão do Coronavirus na cidade.

Carregando comentários...
Notícias
Saúde