Sonora: Prefeito se reúne com Comitê Municipal de combate à dengue e novas metas devem ser traçadas

Imagem: Adeildo Alves

Trabalhos intensivos serão realizados, bem como plano de conscientização a população.

15/05/2019 às 15:40 | do Idest, Eder Pereira com AssCom - Adeildo Alves

Na manhã desta terça-feira (14), o prefeito Enelto Ramos (MDB) recebeu o Comitê Municipal de mobilização, prevenção e combate ao vetor Aedes Aegypti, para discutir sobre a situação que o município se encontra referente as incidências de casos da dengue.

Esse Comitê é composto por pessoas de diversos seguimentos da sociedade e do poder público, na reunião foram apresentadas todas as situações de agravos referentes ao aumento dos casos da dengue no município, os planos e ações utilizados no combate do mosquito Aedes Aegypti, e os avanços e conquistas alcançados também foram apresentados.

Segundo a coordenadora de Saúde do município, Claudia Abreu, a gerência de saúde se prepara todos os anos para enfrentar doenças sazonais, e nesta época do ano, não é comum casos da dengue nessa proporção.

Apesar das ações em conjunto das gerências, saúde e obras, nos primeiros quatro meses do ano foram notificados 161 casos de dengue, um número considerado alarmante pelo comitê.

O Ministério da Saúde classifica proporcionalmente os municípios pelo número de habitantes em baixa, média e alta incidência da dengue, em Mato Grosso do Sul, não há municípios com baixa incidência, apenas média e alta, sendo 11 municípios com média incidência e 68 com alta incidência de dengue.

Nos anos anteriores, Sonora estava entre os municípios com maior número de notificações de casos da dengue no estado, já neste ano está na posição 37 dos 79 municípios sul-mato-grossenses, e entre os municípios do norte de estado, Sonora tem o menor número de notificação.

Mesmo com todo o trabalho das equipes de agentes de saúde, vigilância sanitária e Gerência de obras e serviços urbanos, ainda são encontrados muitos casos em que os moradores e proprietários de imóveis na cidade, não cuidam de seus bens, levando os órgãos competentes a notificarem e até mesmo emitirem multas aos proprietários displicentes.

O prefeito Enelto disse que a prefeitura está muito empenhada para combater a dengue, mesmo com o aumento do período das águas, que propicia a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o município diminuiu os casos notificados com relação aos anos anteriores com um trabalho bem realizado pelos gerentes municipais, a exemplo a Gerente de Saúde Ivana Paião, que deu total prioridade no combate ao mosquito da dengue.

Carregando comentários...
Notícias
Política