Sonora: Ministério Público deve investigar contratações que pulam fila de concurso público

Imagem:

Existem denuncias de várias contratações fora do concurso.

15/05/2020 às 13:55 | do Idest, Eder Pereira

Um poste na Rede Social expôs contratações do atual prefeito de Sonora Enelto Ramos (DEM) de enfermeiros, relatando pelo menos quatro casos que teriam "pulado a fila" de concurso público. O questionamento do morador é que sua esposa passou em 3º lugar no concurso público realizado em 2019, no cargo de enfermagem e a prefeitura contratou profissionais temporários e não chamou os da lista de direito. Denuncias devem levar o Ministério Público a investigar os casos, já que existe um concurso público em validade.

A postagem expõe extratos do Diário Oficial que detalha contratação de enfermeiros fora do concurso, sendo que um foi publicado nesta sexta-feira (15). Fernando Mattos mostra também que o concurso é vigente e que inclui cadastro reserva. Ele cita ainda que sua esposa ficou por meses estudando para que pudesse participar, estando desempregada há três anos.  A contratação de profissionais fora do concurso, segundo ele, mostra o descaso com a legitimidade de um concurso onde milhares participaram e se dedicaram.

Fernando destaca que ele e sua esposa sempre trabalharam e estão passando por dificuldades financeiras e espera reconhecimento por parte do poder público. Em decorrência da pandemia e anos que sua esposa ficou sem emprego sua família passa por dificuldades e pede ajuda das autoridades para que algo seja feito.

Em contato por telefone, Fernando disse que fez diversos contatos com o prefeito e com o departamento de Recursos Humanos e não obteve resposta. Disse ainda que formalizou uma denuncia no Ministério Público pedindo apoio ao judiciário, já que nenhuma de suas tentativas de contato com a prefeitura teve êxito.

Ministério Público de Sonora

Nossa equipe entrou em contato com o Promotor de Justiça da Comarca de Sonora, Adriano Barrozzo que nos informou a existência de alguns casos em seu conhecimento e que diante dos novos relatos apresentados nesta sexta-feira irá pedir esclarecimentos ao prefeito Enelto Ramos sobre as contratações.

Barrozo disse ainda que todos os fatos serão apurados e que no máximo segunda-feira (18) o prefeito será notificado a dar esclarecimentos sobre os fatos apresentados e apurados.

"Com relação à situação dos enfermeiros, analisando meus procedimentos vi que eu já tinha instaurado um sobre o assunto e expedido ofício ao Prefeito solicitando informações", disse.

Câmara de Vereadores

Entramos em contato também com presidente da casa de Leis, vereador Raphael de Lemos (MDB) e ele nos informou que já esta a par da situação e que já pediu esclarecimento do prefeito sobre o concurso em andamento e sobre este novo fato, irá encaminhar um novo oficio a prefeitura pedindo maiores informações e possível providência.

Ele destacou que o momento é de cautela sobre os gastos públicos e que mesmo em pandemia os gastos devem seguir o principio da razoabilidade e se há um direito conquistado, deve ser respeitado.

Carregando comentários...
Notícias
Política