São Gabriel do Oeste recebe mais investimentos em patrulha mecanizada

Imagem: Divulgação Assessoria

Os equipamentos atenderão pequenas propriedades rurais, em especial, as famílias dos assentamentos Itaqui e Patativa do Assaré.

12/06/2018 às 15:23 | da Assessoria

Com foco na agricultura familiar, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul realizou, nesta segunda-feira (11), a maior entrega de equipamentos agrícolas para o setor. O investimento totalizou mais de R$ 12 milhões e de acordo com o governador, Reinaldo Azambuja, contemplou os 79 municípios do Estado.

Entre os 567 equipamentos expostos no canteiro do Centro de Pesquisa e Capacitação (Cepaer) da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), 95 são tratores, 96 grades aradoras, 87 grades niveladoras, 86 calcareadeiras, 80 rotoencanteiradores, 79 pás carregadeiras, 6 roçadeiras, 5 ensiladeiras, 13 carretinhas e 20 resfriadores com capacidade de mil litros cada.

Os recursos são provenientes de emenda da bancada federal, oito deputados federais e três senadores, de recursos do próprio Governo do Estado e de propostas voluntárias da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento (SEAD), Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

Para São Gabriel do Oeste foram destinados trator, grade aradora, grade niveladora, pá carregadeira traseira, rotoencanteirador e resfriador de leite. O investimento é resultado da emenda parlamentar do então deputado federal e agora Ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun (MDB), e também da deputada federal Tereza Cristina (DEM). Os equipamentos atenderão pequenas propriedades rurais, em especial, as famílias dos assentamentos Itaqui e Patativa do Assaré.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Roberto Emiliani Júnior, esteve representando o prefeito Jeferson Tomazoni na solenidade, e destacou a importância dos implementos que integrarão a patrulha mecanizada no município. “A mecanização é um instrumento essencial para aumentar a produtividade em pequenas propriedades. Os equipamentos que estamos recebendo hoje é mais uma conquista para agricultura familiar, que cada vez mais tem ampliado sua representatividade na economia do município”, explicou o secretário.

O presidente da Câmara Municipal, Valdecir Malacarne, afirmou que uma das patrulhas mecanizadas destinadas a São Gabriel do Oeste é fruto da articulação política de seu gabinete, em parceria com a Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar (Coophaf) e Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), junto ao então deputado federal Carlos Marun (MDB). "Nosso trabalho não para por aqui. Continuaremos sempre em busca de melhorias tanto no campo quanto na cidade", destacou Valdecir.

Outras autoridades municipais também estavam presentes, como os vereadores Roberto Emiliani e Vagner Trindade. Representantes da Agraer no município e dos assentamentos também marcaram presença no evento.

 

Carregando comentários...
Notícias
Política