Coxim recebeu Seminário de Desenvolvimento Local

Imagem: Divulgação Sebrae

Evento apresentou como temáticas as políticas públicas para o pequeno negócio e a transparência na gestão pública.

20/04/2017 às 14:15 | da Redação

O município de Coxim recebeu na manhã da quarta-feira (19), o Seminário de Desenvolvimento Local, promovido pelo Governo de do Estado, por meio do Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (PROPEQ) e Sebrae/MS.

O evento gratuito, que contou com o apoio da Assomasul, Ministério Público Estadual, TCE/MS, e Governo Federal (por meio do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União) apresentou - no escritório regional do Sebrae em Coxim - palestras com especialistas nas áreas de políticas públicas e legislação (Lei Geral da Micro e Pequena Empresa). A ação foi voltada especialmente a prefeitos, gestores públicos, instituições e profissionais com interesse no setor.

Entre os temas estiveram: “Dinamização da economia a partir dos pequenos negócios”, “Transparência e a implementação da Lei Geral TCE/MS”, “Compras públicas: uma nova oportunidade para alavancar o desenvolvimento do seu município - Case de Sucesso”; e “O Papel da CGU e a Transparência Pública - Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle”.

Para o prefeito de Coxim, Aluízio São José, o evento apresentou uma visão importante do processo de desenvolvimento: "Muitas vezes focamos na busca por investidores externos para o município e esquecemos que podemos também promover o desenvolvimento através da organização das compras públicas locais, com desburocratização, em prol das pequenas e micro empresas”.

Para ele, o que chama a atenção é a união dos municípios na discussão pelo desenvolvimento local e, principalmente, "porque esse processo pode representar uma alternativa para o desenvolvimento econômico das nossas cidades, em especial nesse momento de dificuldade que passa o país".

"Se conseguirmos, cada vez mais, que o dinheiro investido em compras fique em Coxim, certamente mais empregos serão gerados e maior distribuição de riquezas vai acontecer. Com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, essas empresas têm igualdade de direito nos certames municipais. Dessa forma, se cada pequeno empreendimento de nosso comércio criar um emprego, teremos a mesma quantidade de empregos gerados por uma grande indústria", explicou o prefeito de Coxim.

A gerente regional do Sebrae em Coxim, Luzicarla Souza Softov, conta que 8 dos 12 municípios da região Norte de MS participaram do evento, oferecendo também a capacitação da Rede Simples de desburocratização para abertura de empresas.

"É uma série de seminários que o Sebrae MS está realizando com o Governo do Estado e parceiros no interior do Estado. Convidamos prefeitos e secretários para ouvir de especialistas e do Sebrae sobre a importância dos pequenos negócios e das compras públicas voltadas para o pequeno negócio. O empreendedorismo é fator de desenvolvimento local, sendo a atual bandeira do Sebrae", explicou Luizicarla.

Carregando comentários...
Notícias
Política