PRF apreende em São Gabriel conjunto Romeu e Julieta com 33 toneladas de excesso de peso

Imagem: Divulgação PRF

Segundo a PRF, o mesmo conjunto veicular foi apreendido em Coxim no mês de março de 2017 transportando 31 toneladas de excesso de peso.

10/01/2018 às 14:52 | do Idest, JWC

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu em São Gabriel do Oeste um conjunto "Romeu e Julieta" com 33 toneladas de excesso de peso, o mesmo conjunto veicular foi apreendido em Coxim no mês de março de 2017 transportando 31 toneladas de excesso de peso. A apreensão ocorreu por volta das 09h20 desta quarta-feira (10), na rodovia BR-163, quilômetro 612, durante uma fiscalização em frente a unidade operacional da PRF em São Gabriel do Oeste.

Conjunto “Romeu e Julieta” com placas de Água Clara (MS), carregado com palanques de eucalipto, foi abordado durante uma fiscalização de rotina, sendo realizada a pesagem do conjunto e verificado que estava com Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 78 toneladas, sendo que o limite para esse tipo de conjunto é de 45 toneladas, caracterizando assim um excesso de peso de 33 toneladas.

Foi verificado também um excesso de 12 toneladas na Capacidade Máxima de Tração (CMT), onde o peso máximo estipulado seria de 66 toneladas, estava tracionando 78 toneladas. Capacidade Máxima de Tração (CMT) - máximo peso que a unidade de tração é capaz de tracionar, indicado pelo fabricante, baseado em condições sobre suas limitações de geração e multiplicação de momento de força e resistência dos elementos que compõem a transmissão.

A carga de eucalipto foi carregada em Água Clara e seguiria para Itiquira (MT).

O conjunto foi apreendido e encaminhado ao pátio conveniado da PRF em São Gabriel do Oeste, onde permanecerá até a realização do transbordo (retirada do excesso de peso).

A PRF informa que, transitar com excesso de peso além de deteriorar e encurtar a vida útil do pavimento aumenta o risco de acidentes, uma vez que conjuntos veiculares com peso excedente têm o seu sistema de frenagem absolutamente comprometido, com necessidade de maior espaço para uma frenagem segura, bem como o desgaste prematuro da suspensão e pneumáticos.

Carregando comentários...
Notícias
Policial