São Gabriel: Educador Físico elenca benefícios para crianças participarem de Escolinha de Futebol

Rafael é professor de projeto que tem objetivo de contribuir no desenvolvimento intelectual e físico das crianças de São Gabriel do Oeste, com idades entre 05 e 13 anos.

01/04/2020 às 08:53 | do Idest, JWC

Professor Rafael durante orientação às crianças que participam da escolinha de futebol. Foto: arquivo pessoal

Para quem ainda está na dúvida se coloca ou não os filhos na Escolinha de Futebol, o Educador Físico Rafael da Costa reuniu sete motivos para convencer os pais sobre como a prática deste esporte faz bem para as crianças.

Rafael é professor do Projeto de Futebol “Marque um gol na vida do seu filho”, realizado em São Gabriel do Oeste em parceria com a Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo com o objetivo de contribuir no desenvolvimento intelectual e físico das crianças, criando condições para a melhoria da qualidade de vida, combatendo a evasão escolar e a repetência, além de estimular o convívio social e coletivo, buscando assim resgatar valores esquecidos, construindo cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

Confira os benefícios paras as crianças que participam do projeto: 


1) DIVERSÃO
Este deve ser o primeiro pensamento dos pais, uma vez que ainda é muito cedo para cobranças de resultados. É preciso ter em mente que, antes de inscrever seus filhos em qualquer esporte, é importante garantir se eles querem e, principalmente, se estão divertindo-se com as aulas.

2) CONTATO COM OUTRAS CRIANÇAS!
É essencial para o desenvolvimento infantil a socialização com outras crianças da mesma idade. A prática de um esporte contribui muito para a redução dos casos de bullying, por exemplo. No futebol, por ser um esporte coletivo, aprende-se ainda a importância de se trabalhar em equipe, de ajudar os outros e buscar algo para o bem comum (no caso do futebol, as vitórias).

3) BOM PARA A SAÚDE!
O futebol contribui para o aumento da potência muscular, principalmente das pernas, ajudando também a desenvolver melhor a densidade óssea femural. Além disso, melhora a formação de tecido muscular, aumenta a oxigenação do sangue e fortalece a função cardíaca.

4)DESENVOLVIMENTO  COGNITIVO!
Frequentar a escolinha de futebol ajuda no desenvolvimento da coordenação motora da criança, além de proporcionar uma melhor visão periférica e aumentar a velocidade de raciocínio.

5) DISCIPLINA!
 Por se tratar de um esporte que contém regras, o futebol contribui para que as crianças compreendam que é preciso ter disciplina. No espaço do campo, será preciso  respeitar o juiz e  agir de maneira mais cordial, para não correr o risco de ser expulso.

6) ESPÍRITO COMPETITIVO E PARTICIPATIVO!
Nas partidas de futebol, as crianças aprendem o valor de se ter um objetivo. Aprendem ainda que é preciso se esforçar para alcançar as vitórias. Numa escolinha de futebol ensina-se sobre a importância do treinamento e da vontade de vencer para se atingir os resultados.E ainda, aprende que nem sempre na vida a gente vence e que o importante é participar.

7) APRENDER COM AS DERROTAS!
 Outro ensinamento importante da escolinha de futebol é fazer com que as crianças aprendam que na vida, nem sempre se ganha e nem tudo acontece como se espera. A consciência de que é preciso levantar a cabeça e seguir em frente, apesar do revés, faz parte do mundo do futebol. Afinal, haverá sempre outro jogo, outro desafio pela frente. E isso pode ajudar a evitar a tristeza ou depressão infantil.

Para finalizar o Educador Físico Rafael da Costa lembra que toda atividade física, principalmente para as crianças, deve ser acompanhadas de um profissional e que se deve ter o máximo de cuidado ao colocar seus filhos em escolinhas que não tenha um profissional formado para instruilas.

Os pais têm o direito e devem solicitar a formação acadêmica dos instrutores das escolinha de futebol a qual seu filho está inserido.

A precaução pode evitar não somente os riscos de lesões mas também inúmeros danos psicológicos na vida da criança . “Somente um profissional de Educação Física saberá respeitar os limites e características de cada criança, fazendo com que elas possam aproveitar ao máximo os benefícios do esporte”, explica Rafael.

Ao final, Rafael, agradeçe aos pais por autorizarem o uso da imagem das crianças, as quais fazem parte do Projeto da Escolinha de Futebol aonde as aulas são ministradas pelo professor Rafael.

Rafael da Costa é profissional de Educação Física, registrado no Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso do Sul sob o número 3685MS.

Carregando comentários...
Notícias
Esporte