Homenagens marcam abertura da 30ª edição dos Jogos Escolares de São Gabriel

Imagem: Divulgação Assessoria

Os jogos acontecem até o dia 18 de outubro e conta com a participação de 11 delegações.

03/10/2017 às 15:21 | da Assessoria

A prefeitura de São Gabriel do Oeste por meio da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto e Fundação de Desporto (Fundesg), realizaram a solenidade de abertura oficial do 30º Jogos Escolares de Integração de São Gabriel do Oeste (Jeisgo), nesta segunda-feira (02), evento que aconteceu no Ginásio Municipal João Roberto Rossoni.

A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, pais, professores, coordenadores e diretores das escolas participantes, além dos alunos que participam como atletas ou torcedores.

O Jeisgo é o maior evento do esporte estudantil de São Gabriel do Oeste, reunindo mais de 1.500 estudantes da rede pública e particular na competição. Em sua 30º Edição, a abertura do Jeisgo foi marcada por homenagens aos idealizadores.

Os professores Edson Garcia, José Luís Ribeiro de Leon, Milton Zimermann Pinto e Odete Zamignan Wilde (in memoriam), representada pela filha Nátaly Wilde, foram lembrados durante a cerimônia com a condução da tocha olímpica, assim como a professora Cleonir Della Coleta Eilbel que fez o juramento junto aos estudantes.

Esses professores ganharam uma placa de agradecimento pelo esforço e dedicação doados ao ensino esportivo de crianças e jovens, entregue pelo prefeito Jeferson Luiz Tomazoni, secretária de Educação Kalícia de Brito França, presidente da Fundesg Edwin Diogo Guilhen Garcia e presidente da Câmara Municipal Valdecir Malacarne.

Os jogos acontecem até o dia 18 de outubro e conta com a participação de 11 delegações.

Jeisgo

Tudo começou em 1986, com Jogos Internos numa disputa de basquetebol entre a Escola Estadual São Gabriel e Escola Estadual Bernardino Ferreira da Cunha, promovida pelo professor José Luiz Ribeiro de Leon.

Na ocasião houve muita competição e atritos, resultando em uma mudança de atitude em relação à disciplina dos alunos no contexto competitivo nos jogos.

O professor José Luiz Ribeiro de Leon foi incentivado a buscar alternativas e para superar o desafio convidou mais três professores: Milton Zimermann Pinto, Edson Garcia e Odete Zamignan. Juntos pensaram em uma solução para que não houvesse tantos desentendimentos, então iniciaram os Jogos Escolares Inter Séries, pois ainda não haviam escolas suficientes para uma competição entre elas.

Com o aumento da população e a construção de mais escolas, iniciou-se os Jogos Escolares de Integração de São Gabriel do Oeste (Jeisgo), que hoje é a integração entre os atletas, novos amigos, a troca de experiências.

Carregando comentários...
Notícias
Esporte