Camapuense é convocado para última etapa de treinamento da seleção de judô paralímpico

O judoca de 22 anos conquistou a medalha de ouro no Parapan de Lima, realizado de 23 de agosto a 1º de setembro.

13/11/2019 às 09:44 | da Redação, Lucas Castro

Foto: Divulgação

Luan Simões Pimentel foi convocado, na segunda-feira (11), pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) para a última etapa de treinamentos deste ano da seleção brasileira de judô paralímpico. Os atletas vão se reunir no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). As equipes de futebol de 5 (principal e sub-23) e goalball também foram chamadas.

A CBDV decidiu manter a base da seleção de judô desta temporada, marcada por intensas competições dentro e fora do Brasil, incluindo os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru. A preparação dos judocas na capital paulista ocorrerá de 1º a 20 de dezembro, a mais extensa entre as modalidades.

O período de treinamentos visa o IBSA Judo American Championship, que corresponde ao Parapan da modalidade. A competição será realizada em Montreal, no Canadá, de 10 a 15 de janeiro. “Os critérios para a convocação são os resultados dos últimos campeonatos, o desempenho nos treinamentos e a evolução técnica. O objetivo da fase é a preparação final visando o Parapan que será realizado no início de janeiro e também pensando no ano de 2020", afirma o técnico Alexandre Garcia, da seleção de judô, em entrevista à assessoria de imprensa da CBDV.

Luan Pimentel, natural de Camapuã, é da categoria até 73 quilogramas (kg). O judoca de 22 anos conquistou a medalha de ouro no Parapan de Lima, realizado de 23 de agosto a 1º de setembro. O sul-mato-grossense tem baixa visão devido ao albinismo e é presença constante nas convocações do selecionado verde e amarelo.

O camapuense é um dos contemplados pelo programa Bolsa-Atleta, na categoria Pódio Complementar, do Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). Em 2017, Pimentel recebeu o “Prêmio Fundesporte: Troféu Ubyratan Leite de Arruda”, como atleta destaque, por demonstrar garra, dedicação e superação em competições, levando o nome de Mato Grosso do Sul.

Carregando comentários...
Notícias
Esporte