Crianças recebem orientações de Educação Financeira no interior do Estado

Imagem: Divulgação

Ação é promovida pelo Sicredi e distribui material da Turma da Mônica.

08/08/2019 às 09:47 | da Redação

Uma vida financeira saudável é primordial para o desenvolvimento de uma comunidade, por isso o Sicredi se preocupa com o assunto e promove ações que trazem orientações de educação financeira desde a infância. Durante os meses de agosto, setembro e outubro, a Sicredi Celeiro Centro Oeste promoverá encontros entre colaboradores da Cooperativa com crianças do 1º ao 5º do Ensino Fundamental de escolas da sua área de atuação.

Ao todo cerca de 2 mil crianças por cidade em que a cooperativa atua devem participar do projeto em cada distribuição, serão três neste ano e mais três em 2020. “Um dos princípios do cooperativismo é o interesse pela comunidade, está no nosso DNA promover ações que tragam desenvolvimento às pessoas. Como instituição financeira cooperativa temos a obrigação de colaborar com a educação financeira das pessoas e trazer mais felicidades a todos”, destaca o presidente da Sicredi Celeiro MS, Jaime Rohr.

Ele ainda acrescenta que as crianças precisam estar desde cedo familiarizadas com conceitos como poupança, valor do dinheiro e orçamento doméstico. “Uma criança que entende as relações de consumo e a importância do hábito de poupar terá mais chances de evitar dívidas no futuro. E nada melhor que falar sobre esse tema com a ajuda de personagens tão queridos dos brasileiros, como os da Turma da Mônica”, completa.

Os primeiros encontros já ocorreram em várias cidades. “Cada criança participará de três encontros, em cada um será exibido um episódio da Turma da Mónica que trata de educação financeira, depois há um bate-papo com os colaboradores do Sicredi e por fim recebem um gibi sobre o assunto”, explica Tatiane Spaniol, assessora de desenvolvimento do cooperativismo. O conteúdo dos materiais é baseado no Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central do Brasil, são desenhos animados (cada episódio tem um minuto e meio) que trazem como tema central questões como: de onde vem o dinheiro, orçamento familiar e a recompensa de quem sabe administrar os gastos. É o segundo ano de parceria e personagens da Turma da Mônica falam sobre planejamento financeiro e controle de gastos de uma forma leve e divertida, com o objetivo de ensinar sobre a importância da educação financeira.

Esses encontros ocorrem até em outubro nas cidades de Anápolis (GO), Chapadão do Céu (GO), Itaberaí (GO), Mineiros (GO), Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Paraíso das Águas, Paranaíba, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Carregando comentários...
Notícias
Educação