Uso de fogos de artifício requer cuidados para evitar acidentes

Mas, na hora de usá-los a preocupação é com o risco de queimaduras ou provocar acidentes e principalmente com crianças.

31/12/2018 às 10:21 | da Redação


Reprodução jornaldaorla

É tradição no mundo todo saudar a chegada do ano novo com uma intensa queima de fogos de artifício. Mas, na hora de usá-los a preocupação é com o risco de queimaduras ou provocar acidentes e principalmente com crianças. A atenção deve ser redobrada e alguns cuidados podem evitar danos como incêndios e queimaduras em crianças e adultos.

O Corpo de Bombeiros recomenda a existência de pessoas habilitadas para lidar com este tipo de produto, durante as festas. Existem quatro classes de fogos de artifícios. “A” e “B” são fogos com 0,25g de pólvora, conhecidos como “estalinhos” e bombinhas de palito. Esses, as crianças podem manusear, desde que devidamente acompanhadas por um adulto. Já os “C” e “D” são os fogos de 3 a 18 tiros e só podem ser utilizados por maiores de 18 anos. A quantidade de pólvora por unidade depende do fabricante.

O uso de fogos de artifício pode provocar queimaduras. Segundo a Associação Brasileira de Cirurgia da Mão (ABCM), em 70% dos casos ocorrem lesões com lacerações/cortes, 20% dos casos acabam em amputações dos membros superiores e em 10% dos casos, lesões de córnea, perda da visão ou perda da audição. As pessoas mais atingidas são homens com idade entre 15 e 50 anos e crianças de 4 a 14 anos.

Alguns cuidados para curtir o Réveillon com segurança:

– Não segure os fogos de artifício com as mãos;
– Prenda o rojão em uma armação, em uma cerca ou em um muro, e não fique próximo na hora de acender;
– Não tente acender fogos que falharem;
– Dispare os fogos somente ao ar livre, um de cada vez, e veja se não há substâncias inflamáveis ou redes elétricas nas proximidades;
– Tenha sempre um recipiente de água por perto para colocar os foguetes já usados, ou aqueles que falharam, para não haver riscos de novas explosões;
– Confira sempre o certificado de garantia do foguete;
– Nunca associe bebida alcoólica ao uso de fogos.

Mais fotos

Carregando comentários...
Notícias
Cidades