Conheça São Gabriel do Oeste: Melhor cidade para se viver e investir em Mato Grosso do Sul

O município, que possui apenas 39 anos e aproximadamente 27 mil habitantes, reúne vantagens geográficas, culturais, econômicas e sociais que fazem da qualidade da vida um grande diferencial para quem quer investir ou morar na cidade.

02/09/2019 às 16:54 | da Assessoria

Foto: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal

Nos últimos dados apresentados pelo índice Firjan de desenvolvimento municipal, São Gabriel do Oeste foi apontada como a cidade mais bem desenvolvida do estado de Mato Grosso do Sul. O município, que possui apenas 39 anos e aproximadamente 27 mil habitantes, reúne vantagens geográficas, culturais, econômicas e sociais que fazem da qualidade da vida um grande diferencial para quem quer investir ou morar na cidade.

A menos de 140 km da Capital, São Gabriel do Oeste é o portal da região norte do estado. Estando situada na maior rota de escoamento de produção de grãos do país, a cidade é polo do agronegócio, sendo uma das maiores produtores de soja, milho e sorgo. São cerca de duas mil propriedades, com grande parte destinada a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas; na safra de verão de 2017, por exemplo, o município gerou aproximadamente 438 mil toneladas de soja.

Foto: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal

Destaque não somente na produção de grãos, a cidade também é um polo na criação de gado, tendo em seu território um rebanho de cerca de 225 mil cabeças. Na produção de ovos, São Gabriel ganha evidência; com mais de 205 mil unidades de galinhas poedeiras em suas granjas e uma produção de 3,9 milhões de dúzias de ovos por ano, a cidade se tornou umas das líderes no mercado. Já na estrutiocultura, a criação de avestruzes bate todos os recordes, com um plantel de mais de 2 mil aves, a cidade é a maior produtora individual de ovos e carne do Brasil.

Hoje, São Gabriel do Oeste também é conhecida como “Capital da Suinocultura” e abate cerca de 3,3 mil suínos por dia. Instalada no Núcleo Industrial Sul da cidade, a Aurora se tornou a maior empresa do município e além da carne suína, produz por dia aproximadamente 130 toneladas de presunto e apresuntado, 70 toneladas de linguiça frescal, 73 toneladas de hambúrger, 30 toneladas de linguiça calabresa e bacon. Ao todo, a empresa gera 2 mil empregos.

O panorama positivo da suinocultura é demonstrado publicamente uma vez por ano em uma festa cultural e gastronômica - a Festa do Leitão no Rolete. A festividade que está em sua 26ª edição é uma das maiores atrações turística de Mato Grosso do Sul, reunindo mais de 25 mil pessoas em um evento que promove a difusão da qualidade da carne suína no estado. Hoje, durante a Festa são consumidos cerca de 250 leitões assados. 

Foto: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal

São Gabriel do Oeste também se destaca na área do turismo de eventos e de negócios. Sede de importantes eventos do calendário estadual, a cidade oferece uma estrutura com uma ampla rede hoteleira, espaços para eventos, pontos turísticos e um forte comércio que atende ao turista e a toda região.

No mês de dezembro a cidade acolhe milhares de pessoas de diversas partes do país na comemoração do Natal Luzes do Cerrado - a maior festa natalina da região centro-oeste do Brasil. Com feiras multiculturais, shows com artistas nacionais, apresentações teatrais, festivais de música e lindíssimos corais, o natal ganha destaque não apenas como atrativo turístico, mas como roteiro de conscientização socioambiental. Através trabalho de confecção de enfeites com o reaproveitamento de garrafas pets, realizado pela Oficina do Luzes, São Gabriel do Oeste demonstra a importância da reciclagem para o meio ambiente.

Vale a pena conhecer São Gabriel do Oeste, a melhor cidade do Estado do Mato Grosso do Sul para se viver, investir e ser feliz.

Carregando comentários...
Notícias
Cidades