Cobra-cigarra é encontrada em posto de saúde e reacende ”lenda mortal”

A cobra-cigarra não é venenosa e por sua aparência que lembra um réptil criou-se uma lenda.

09/01/2016 às 11:22 | Correio do Estado
Funcionários da Unidade Básica de Saúde João Moutinho, no Bairro Cristo Redentor, em Corumbá, chamaram o Corpo de Bombeiros depois de encontrarem, na manhã de ontem (7), um inseto popularmente conhecido como ”cobra-cigarra”. Sem conhecer nada sobre a espécie, os bombeiros tiveram o cuidado de tratá-lo como animal peçonhento, já que diversas lendas envolvem o bicho.

Conta a lenda que a cobra-cigarra pode pregar no coração, ferroar e jogar um veneno, que leva a morte em 24 horas. E ainda tem mais, a cura está em manter relações sexuais antes do tempo limite da morte, ou seja, em menos de um dia depois de ter sido infectado.

De acordo com o Diário Online, histórias como essas podem ser ouvidas dos mais antigos moradores da região do Pantanal, como o senhor Paulo Fernandes, o Maturino. “Eu já ouvi falar que ela tem um ferrão que se pregar, a pessoa vai secando e secando. Se ferrar você, te faz emagrecer, dá remédio e não sara e te leva a morte”, alertou Paulo, conhecido na região como o “rei do Pantanal”.

No entanto, o biólogo José Carlos Carvalho Júnior explicou que os funcionários e pacientes do posto de saúde podem ficar tranquilos. A cobra-cigarra é nada mais que uma cigarra inofensiva e, por causa do seu aparelho bucal diferenciado, que mais parece com a cabeça de um réptil, o pessoal começou a chamá-la de cobra-cigarra.

“Com certeza ela foi encontrada no posto de saúde atraída pela luminosidade. Ela vive em florestas, tem hábito noturno, então essa luminosidade, que é característica de insetos, fez com que ela chegasse até à cidade, algumas residências e até ao posto de saúde”, explicou o biólogo, que leciona sobre biologia a estudantes de escola rural.

A cobra-cigarra é um inseto homóptero da família das cigarras, encontrada geralmente em florestas tropicais e às vezes chega à cidade atraída pela luminosidade, característica dos insetos. Ela é encontrada em toda a América do Sul, mas a destruição de florestas como a Mata Atlântica e a Caatinga resultou em encontrá-la mais fácil no interior das florestas tropicais, mas também é encontrada em regiões da Ásia, como no Japão e algumas são consideradas pragas em plantações de arroz.

Carregando comentários...
Notícias
Bizarro