São Gabriel: Produtor Rural do Areado é reconhecido nacionalmente pelo Programa ABC Cerrado

Exemplo no quesito investimento em tecnologia, Renê Miranda esteve na sede do CNA/SENAR, em Brasília (DF) no último dia 06 de novembro.

13/11/2019 às 13:23 | da Assessoria, Paola Ximenes

Foto: Divulgação Assessoria Câmara

O produtor rural Renê Miranda recebeu dos vereadores de São Gabriel do Oeste a Moção de Congratulação pelos resultados obtidos na Fazenda Guavirá Poty no Programa ABC Cerrado. Dentre mais de 6 mil propriedades atendidas pelo Projeto no Brasil, a Fazenda foi selecionada entre as três propriedades referências do País para apresentar os resultados obtidos com o Projeto. Exemplo no quesito investimento em tecnologia, Renê Miranda esteve na sede do CNA/SENAR, em Brasília (DF) no último dia 06 de novembro.

“Para nós foi uma surpresa muito grande, por estarmos na região do Areado em São Gabriele do Oeste, uma região considerada pobre, e termos uma terra de 11% de argila. Há 23 anos adquirimos esta propriedade e tínhamos um desafio muito grande em transformar em uma propriedade altamente produtiva”, comentou Renê Miranda.

O Projeto ABC Cerrado é coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, executado pelo SENAR e conta a parceria de Climate Investiment Funds, Banco Mundial e Embrapa, tendo como objetivo promover a adoção de práticas sustentáveis agrícolas selecionadas de baixa emissão de carbono por produtores agropecuários de pequeno e médio porte no Cerrado.

O produtor rural iniciou na Fazenda Guavirá Poty um trabalho de recuperação de nascentes; conservação de solo; adubação de pastagem; e investimentos em tecnologia, através da intensificação do sistema de produção com plantio de milho para suplementação animal, tornando-se referência na Região Norte de MS.

“Quando tivemos a oportunidade de sermos procurados pelo SENAR, aceitamos o desafio para lançar São Gabriel do Oeste no cenário nacional, porque o nosso município é referenciado pela agricultura e suinocultura muito forte, um parque industrial muito bom, só que a nossa pecuário foi renegada e sempre esteve em segundo plano porque o nosso município vizinho, Camapuã, sempre ocupou posição de destaque no cenário da Região Norte. Resolvemos encarrar o desafio e [...] tivemos o privilégio de colocar São Gabriel do Oeste, através de nossa pecuária de corte, no cenário mundial dentro do Banco Mundial”.

O primeiro reconhecimento pelas boas práticas da Fazenda Guavirá Poty, através do Programa, ocorreu no dia 21 de novembro de 2017.

O projeto concentrou em quatro práticas sustentáveis agrícolas de baixo carbono do Plano ABC: Sistema de plantio direto; Recuperação de pastagens degradadas; Integração lavoura-pecuária-floresta; e Florestas plantadas.

Durante a execução do Projeto os produtores e técnicos foram capacitados quanto à aplicação de práticas sustentáveis agrícolas ABC; Assistência técnica; e Gestão e acompanhamento, na busca da conservação ambiental e melhorias na produção.

Foto: Divulgação/Sistema CNA

Pensando nos próximos desafios, Renê Miranda fala sobre criar em São Gabriel do Oeste um modelo de carne sustentável brasileiro “porque hoje na realidade o Brasil não tem um sistema de produção de carne, nós copiamos o modelo americano, muitas das vezes o modelo australiano e não conseguimos ao longo destes anos criar o nosso modelo”, comenta o produtor rural onde pode apresentar o protótipo de um modelo a várias autoridades nacionais e internacionais durante a sua ida e Brasília.

A Câmara Municipal parabeniza a Fazenda Guavirá Poty pelo trabalho desenvolvido em sua propriedade e por investir, acreditar e contribuir com o desenvolvimento do município.

Sessão Ordinária: As sessões ordinárias são realizadas todas as terças-feiras a partir das 9h no Plenário Vereador Joaquim Honório Sobrinho (Sr. Quinca), na sede da Casa de Leis, localizada na avenida Juscelino Kubitscheck, 958 – Centro. 

Carregando comentários...
Notícias
Agronegócio