São Gabriel do Oeste conta com frigorífico de abate de peixes no Assentamento Campanário

Produção vai abastecer o mercado local. Proprietário irá inaugurar peixaria na cidade para comercializar sua produção e também outras variedades de peixes.

07/11/2019 às 11:31 | do Idest, JWC

Fotos: Idest

São Gabriel do Oeste conta com um frigorifico licenciado para abate de peixes, que fica localizado no Assentamento Campanário e de propriedade de Valpirio Tomazoni. Nesta quinta-feira (07), uma comitiva com técnicos da Agraer, presidente da Câmara Municipal Valdecir Malacarne e prefeito Jeferson Tomazoni acompanharam o procedimento da retirada dos peixes dos tanques e abate.

O veterinário e responsável técnico pelo Frigorífico Recanto das Águas, Cassiano Simões, relatou ao Idest um pouco da estrutura da propriedade, relatando que o mesmo possui registro junto ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Prefeitura Municipal o que permite atender ao mercado local, como supermercados, restaurantes e lanchonetes.

Veterinário e responsável técnico pelo frigorífico, Cassiano Simões, mostrando a estrutura do empreendimento.

“Estamos com 16 tanques com peixes, trabalhamos com as espécies pintado, pacu e lambari. A intenção é ampliar mais o empreendimento, sendo que de acordo com a demanda temos espaço para abrir mais tanques e aumentar a nossa produção”, disse Cassiano, relatando também que o frigorífico também está apto a atender produtores de fora, desde que o mesmo esteja dentro de seu saldo no Iagro.

O frigorífico possui capacidade para abater 100 quilos de peixe por dia e a produção da propriedade hoje é de 14 mil peixes prontos para comercialização, além de 12 mil alevinos de 13 para 14 meses. Nesta semana devem chegar mais seis mil alevinos na propriedade. Cassiano explica que para ficar pronto par abate o tempo de criação do peixe é de cerca de um ano e meio.

Comitiva acompanhou processo de insensibilização do peixe antes de seguir para o abate.

Após retirados dos tanques os peixes são levados diretamente ao frigorífico, onde passam então por um processo de insensibilização, que neste caso é realizado em água com gelo. Depois seguem para o abate.

O proprietário do empreendimento, Valpirio Tomazoni, relatou que sempre gostou de peixes e precisava fazer algo na região em relação a criação de peixe em açude. “Sempre se teve a impressão de que peixe de açude tem gosto e barro e de que a população não consome, então, estamos conseguindo provar que é completamente o contrário, o peixe é de boa qualidade, muito bem aceito, em virtude de termos agua de boa qualidade, além da ração usada e por isso temos peixes muito bem aceito no mercado doméstico”, disse Valpirio.

Valpirio revelou que nos próximos dias irá inaugurar em São Gabriel do Oeste uma peixaria, que além da produção de sua propriedade, irá comercializar também outras variedades de peixes.

Presente nesta manhã na propriedade, o presidente da Câmara Municipal, Valdecir Malacarne falou da importância do empreendimento para a diversificação da cadeia produtiva de São Gabriel do Oeste, e também agora com o frigorífico, mais produtores poderão investir na criação de peixes. “São Gabriel está de parabéns com mais um empreendimento que vai gerar renda e empregos para nosso município. No fim de semana ele vai inaugurar uma peixaria onde a população vai ter a oportunidade de adquirir os peixes. Parabéns ao senhor Pio pelo empreendimento aqui no seu lote no Assentamento Campanário”, disse Valdecir.

Todo o projeto teve o acompanhamento e apoio dos técnicos da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), que deram o toda a orientação de acordo com a legislação ambiental.

Mais fotos

Carregando comentários...
Notícias
Agronegócio