Produtores rurais devem realizar a vacinação em todos os herbívoros para evitar a proliferação da doença.
O coordenador dos Programas: Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH) e de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina (PNEEB), o Fiscal Estadual Agropecuário, Fábio Shiroma confirmou na manhã desta quarta-feira (03), casos de raiva em Amambai, Tacuru, Sete Quedas e Paranhos, às margens dos Rios Iguatemi, Ipuitã e Rio Fogui.
Com a confirmação dos casos, a Iagro deu início ao trabalho para alertar os produtores rurais de toda região para a necessidade de vacinação em todos os herbívoros, para evitar assim a proliferação da doença.
A orientação é que, caso seja observado algum abrigo de morcego nas propriedades, ou animais com sintomatologia nervosa (andar cambaleante ou vindo a óbito entre 3 a 7 dias), os animais não devem ser manuseados e a Iagro mais próxima precisa ser comunicada. A pessoa que entrar em contato com animal com suspeita de Raiva ou for agredido por cães, gatos ou morcegos, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.
Balanço