Florestas Plantadas: Exportações de MS crescem 12% no primeiro semestre de 2019

Imagem: Divulgação Famasul

Mato Grosso do Sul é o terceiro maior exportador de mercadorias derivadas do setor, atrás apenas do Paraná e do Rio Grande do Sul.

30/07/2019 às 08:36 | da Redação

Durante os seis primeiros meses de 2019 a exportação de produtos florestais teve um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo a analista técnica da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), Bruna Dias, essa alta se deve ao aumento da demanda externa. “A China no primeiro semestre de 2019 foi o principal destino das exportações dos produtos florestais do estado representando 60,7% do total, os Estados Unidos foi o segundo destino com 12,69% de participação”, explica.

Os dados são do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) que indicam que em 2018 foram comercializados US$ 967 mil com um volume de 2,059 mil toneladas da matéria-prima. Neste ano foram mais de US$ 1,086 milhões em exportação com um total de 2,216 mil toneladas.

Ainda segundo o Ministério, Mato Grosso do Sul é o terceiro maior exportador de mercadorias derivadas do setor, atrás apenas do Paraná e do Rio Grande do Sul. “O produto florestal com maior destaque nas exportações é a celulose, que representa 98% do volume exportado no primeiro semestre de 2019”, informa Bruna Dias.

Produção – Conforme informações do Siga/MS – Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio, a área de eucalipto no estado ocupa atualmente 1,111 milhão de hectares sendo o 2º maior produtor do país. Cerca de 85% da madeira produzida é destinada a fabricação de celulose.

Carregando comentários...
Notícias
Agronegócio